Como uma brisa suave


Certa vez ouvi uma frase de uma psicanalista assim '' a psicanálise não está para todos''.
Não sabia que ela tinha razão, mas estou descobrindo a cada dia que passa como essa frase é uma verdade ABSOLUTA. Ela está para você? Não sei, sinceramente não sei, mas sei que ela está para mim. Não como uma flecha que chega rápida e de repente, mas como uma brisa suave que vem de longe e toca o rosto que ela me encontrou.
Foi sem perceber que esse encontrou ocorreu, assim como o inconsciente faz com a gente, sem perceber quando menos o esperamos aparece, ou melhor, ele se expressa, porque presente ele sempre está, já dizia Lacan '' o inconsciente está estruturado como uma linguagem'', e a linguagem está ai para todos, até para o mudo. Eu lembro bem de quando falei pela primeira vez depois de ler alguns textos e terminar um atendimento, a um grande amigo (Rafael Leal) que me orientou nos primeiros passos ao meu amor-meu ódio '' cara, a psicanálise é demais, ela acontece mesmo''.
Meus primeiros encontros foram assim, vendo o inconsciente se manifestando pela via da fantasia nas crianças e ouvindo e vendo a minha primeira supervisora, ela que só era um sujeito suposto saber quando estava em seu consultório atendendo aos seus pacientes, por que fora dele esse sujeito chamada Simone Tavares que deixou muita saudade, não tinha nada de suposto, ela era simplesmente o sujeito que tinha o saber. Suas reflexões e seus apontamentos vinham incorporados na brisa suave que me atingia e aumentava o meu desejo de conhecer aquele que seria o meu amor-meu ódio: Psicanálise.
Lembro bem de quando uma amiga (Natalia Marçal) em uma supervisão falou de uma intervenção feita em um atendimento com a mãe de um paciente que os meus olhos se encheram de águas, não entendi porque fiquei daquele jeito, só sei dizer que era mais um objeto que veio através da brisa me encontrar.
Eu não poderia deixar de dizer de uma pessoa que tem colaborado de forma grande com minha formação e ultimamente suas idéias têm carregado a brisa que me encontra, trata-se de Renata ''A Super'', nem ela sabe que é conhecida assim por algumas pessoas, mas ela é SUPER mesmo. SUPER em orientar, SUPER em questionar e SUPER em saber.

Só sei que tem sido surpreendente te conhecer cada dia mais um pouquinho, meu amor-meu ódio: Psicanálise.

Guilherme Manhães

2 comentários:

Unknown disse...
13 de julho de 2009 às 07:05

Paixão arrebatadora!
Não sabia que havia colaborado para isso... rs

Guilherme Manhães disse...
13 de julho de 2009 às 09:48

É você colaborou...só posso dizer obrigado.

Leave a Comment

Back to Home Back to Top Meu amor-meu ódio: Psicanálise. Theme ligneous by pure-essence.net. Bloggerized by Chica Blogger.